Hospital de Urgências destaca importância da segurança do paciente com ação educativa

Hospital de Urgências destaca importância da segurança do paciente com ação educativa

Iniciativa reforçou metas de segurança do paciente com o intuito de garantir uma assistência ainda mais qualificada.

Foto: Ascom/SES

No Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, o Governo do Estado, por meio do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizou uma ação educativa para fortalecer as principais metas de segurança do paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de promover cuidados mais seguros, fortalecendo as boas práticas na assistência.

Com o slogan Pulseira no braço, segurança em cada passo, os profissionais visitaram diversos setores da unidade, ampliando as informações sobre a importância do uso da pulseira de identificação, como parte da primeira meta de segurança do paciente, identificar corretamente o usuário. “O objetivo desta meta é garantir que o paciente seja identificado de forma segura e que todo o atendimento e tratamento seja destinado à pessoa correta. Isso previne erros graves, que podem ter consequências sérias para o paciente”, destacou a enfermeira Júllian Albuquerque.

Além da identificação correta do paciente, outras metas também são importantes, como aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, no uso e na administração dos medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienização das mãos para evitar infecções, reduzir o risco de queda e lesão por pressão.

A enfermeira Laiane Matos, que atua na Ala Verde Trauma do Huse, aprovou a iniciativa. “É uma ação de extrema importância para os profissionais que estão diariamente lidando com o paciente. É importante conferir o nome, a data de nascimento e o leito, por exemplo, verificando o prontuário e o beira-leito com o paciente, assegurando a qualidade na assistência. O Huse tem proporcionado uma qualificação contínua dos profissionais para uma assistência ainda melhor e segura aos pacientes”, salientou.

A ação foi voltada para os profissionais da área da Saúde que atuam na unidade hospitalar, além dos pacientes atendidos e acompanhantes.

Outras ações

Em alusão ao ‘Setembro Laranja’, mês dedicado à conscientização sobre a segurança do paciente, o Hospital de Urgências também realizou a capacitação ‘E se fosse você? Quedas e lesões por pressão que podem ser evitadas’, direcionada a técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam na Unidade de Apoio Crítico (UAC) e na Unidade Cardiovascular (UVC) do hospital, buscando reforçar práticas essenciais para a assistência segura ao paciente.

Fonte: Governo de Sergipe

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Neópolis FM