Centro de Referência da SSP promove evento ‘Direitos Humanos e a Segurança Pública: Pelo fim da violência contra a mulher’

Centro de Referência da SSP promove evento ‘Direitos Humanos e a Segurança Pública: Pelo fim da violência contra a mulher’

Ação aconteceu nesta sexta-feira (15), no Teatro Atheneu.


O Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+, vinculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), promoveu, nesta sexta-feira (15), o evento "Direitos Humanos e a Segurança Pública: Pelo fim da violência contra a mulher", como parte das ações relativas ao segundo ano do Projeto ‘Direitos Humanos para Todos’. A iniciativa, que aconteceu no Teatro Atheneu e englobou mesa-redonda e o lançamento de cartilha informativa, teve como objetivo promover reflexões e ações pelo fim da violência contra a mulher. O evento também contou com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com Helenilton Dantas, coordenador do Centro, a finalidade deste evento, em um primeiro momento, é trazer informações referentes às questões dos grupos vulneráveis - que contempla a mulher, crianças, idosos e população LGBTQIAPN+. “Agora, a gente segue pela questão da violência doméstica, então estamos trazendo este tema no segundo ano do projeto”, destacou.

Para Linna Delé Nunes, coordenadora de projetos do Centro, o evento foi pensado em alinhamento com o Pacto Nacional de Combate à violência contra a Mulher. “Alinhamos com esse debate tão importante e tão urgente dentro da nossa sociedade. Fomos pensando em temas relevantes para que a gente possa refletir em pesquisa e também na atuação da segurança pública”, ressaltou.

Conforme Anúbia Tavares, gestora do Fundo Nacional de Segurança Pública em Sergipe e representante da Divisão de Planejamento (Diplan), a segurança pública tem o papel fundamental de trabalhar, propagar e fomentar essas ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “Para que a gente reduza essa violência e possamos trabalhar com as demais secretarias, que são parceiras neste evento”, reiterou.

Segundo a palestrante Vera Núbia, o evento tem como ponto de partida os Direitos Humanos e, em virtude do Agosto Lilás, volta-se especificamente para a violência contra a mulher. “A gente traz a escola pública para cá e traz a segurança pública para discutir, do ponto de vista das políticas públicas, o que pode ser alterado no ambiente escolar e no ambiente da segurança pública”, acrescentou.

Centro de Referência em Direitos Humanos

O Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+ é a unidade da SSP que faz parte da Política Pública de Prevenção à Violência e Criminalidade, sendo responsável pelo acolhimento e atendimento jurídico e psicossocial, bem como pela promoção dos Direitos da Cidadania do público LGBTQIAPN+. A iniciativa teve início através de convênio entre o Governo de Sergipe, a SSP, e o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O centro conta com a parceria do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal de Justiça, Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil (DAGV), universidades e outras secretarias envolvidas.

Fonte e foto: SSP/SE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Neópolis FM