Neópolis e região terão representante no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Neópolis e região terão representante no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Eleição foi realizada no dia 02 de julho; Wendel Mota dos Reis, representante da COOPERFLORES, assume como titular pelo segmento irrigação

Foto: Neópolis FM/Wendel Mota

No dia 02 de julho de 2025, foi realizada a eleição para renovação dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), um dos mais importantes colegiados de gestão dos recursos hídricos do país. Neópolis e região passam a contar, pela primeira vez, com um representante titular no segmento irrigação: o senhor Wendel Mota dos Reis, representante da Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores – COOPERFLORES, foi eleito para ocupar a vaga. Como suplente, foi escolhido o senhor José Bonifácio Valgueiro de Carvalho, representante da Associação dos Produtores do Perímetro Irrigado de Propriá.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado vinculado à Política Nacional de Recursos Hídricos e tem como principais atribuições promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, aprovar planos, projetos e critérios de cobrança pelo uso da água, além de deliberar sobre conflitos de uso entre os diferentes setores — como abastecimento humano, agricultura, indústria e geração de energia.

Ao comentar sobre a eleição, Wendel Mota dos Reis destacou a relevância do momento:

"Ter um representante da nossa região no comitê é essencial. A bacia do São Francisco é vital para a agricultura irrigada e para o abastecimento das populações ribeirinhas. Vamos trabalhar para garantir o uso sustentável da água, com justiça para quem vive e produz às margens do rio. O desafio é grande, mas vamos representar nossa região com responsabilidade e compromisso."

O novo mandato terá duração de quatro anos (2025-2029), período em que os conselheiros titulares e suplentes terão a missão de representar os interesses dos usuários de água, das comunidades locais e do meio ambiente, contribuindo para a preservação e uso racional dos recursos hídricos da bacia do Rio São Francisco, que atravessa seis estados brasileiros e abastece milhões de pessoas.

Da Redação Neópolis FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Neópolis FM