Sonho de criança vira política pública no Governo de Sergipe com autorização para construção de brinquedopraça em Propriá

Sonho de criança vira política pública no Governo de Sergipe com autorização para construção de brinquedopraça em Propriá

Iniciativa do programa Ser Criança transforma escuta infantil em ação concreta para a Primeira Infância.

Foto: Irla Costa/Seasic

Um sonho de criança sempre é um pedido especial. E o desejo do pequeno Arthur Oliveira, em 2023, marcou a escuta ativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), durante a edição do ‘Sergipe é aqui’, em Propriá. Com a espontaneidade típica de uma infância livre e cheia de vida, Arthur compartilhou com a secretária e primeira-dama, Érica Mitidieri, o desejo de ter uma praça perto de casa, no conjunto Nossa Senhora de Fátima. Dois anos depois, nesta sexta-feira, 27, o sonho começou a se tornar realidade com a assinatura da ordem de serviço para início das obras da brinquedopraça de Propriá, ação vinculada à Política Estadual da Primeira Infância - Ser Criança.

Os olhos brilhantes de Arthur e dos amiguinhos da vizinhança refletiram a sinceridade da gratidão. Em um abraço emocionado na secretária da Seasic, com palavras tímidas, o pequeno propriaense revelou que a praça será seu novo lugar favorito para brincar e se divertir.

Ordem de serviço

Com 230,67 m² de área construída, a nova brinquedopraça contará com parque infantil, piso acessível e podotátil, bancos, paisagismo, instalações elétricas e drenagem. O investimento é de R$ 315.000,21, e a execução ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), por meio da empresa HFontes Engenharia e Construtora Ltda. O prazo estimado de conclusão é de 180 dias, com entrega prevista para outubro, em homenagem ao mês das crianças.

Durante o ato, a secretária Érica Mitidieri destacou que a construção do espaço urbano nasceu de um momento simbólico ocorrido em março de 2023, durante uma escuta infantil. Na ocasião, um garotinho manifestou o desejo de ter uma praça para brincar. Esse sonho coletivo e cheio de significado foi, então, transformado em prioridade de governo.

“É com emoção e o coração cheio de amor que realizamos a primeira ordem de serviço do programa Crescer Brincando em Propriá. Acreditamos que política pública para a Primeira Infância se constrói assim: com escuta, empatia e ação. A fala de uma criança virou política pública”, declarou Érica Mitidieri durante o ato de assinatura.

Também participaram da solenidade o prefeito de Propriá, Luciano Nascimento; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas; vereadores e representantes da comunidade, e o próprio autor do pedido, Artur Oliveira, acompanhado da avó Maria Célia Oliveira, homenageada como representante das vozes infantis que inspiraram o projeto.

Na ocasião, o prefeito Luciano ressaltou o caráter humanizador da obra. “Essa brinquedopraça carrega um significado muito importante, fruto da escuta acolhedora da secretária Érica Mitidieri, e representa uma política pública sensível à Primeira Infância. Este bairro passará a ter um espaço bonito, iluminado e acolhedor, onde as pessoas poderão brincar, sentar e conviver”, afirmou.

A brinquedopraça de Propriá simboliza mais do que um novo espaço de lazer, representa o compromisso do Governo de Sergipe com o direito ao brincar, a valorização do território e a inclusão social desde os primeiros anos de vida.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Propriá, responsável pelo apoio territorial e mobilização comunitária, fortalecendo a integração entre Estado e município na garantia dos direitos da infância. O projeto reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com uma gestão humanizada e participativa, onde cada escuta pode se transformar em ação concreta.

A brinquedopraça de Propriá é apenas uma das diversas ações do programa Ser Criança, que vem promovendo, em todo o estado, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, sempre com uma abordagem sensível, intersetorial e cidadã. E, assim, Sergipe avança na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e atenta às necessidades de quem mais precisa: suas crianças.

Fonte: Governo de Sergipe

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Neópolis FM