Governo de Sergipe inicia audiências públicas da PLOA 2025

Governo de Sergipe inicia audiências públicas da PLOA 2025

Série de seis encontros vai abranger municípios de todas as regiões de Sergipe.

Foto: Dayanne Carvalho/Seplan

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), iniciou na noite da terça-feira, 16, a série de audiências públicas para a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025.

A primeira audiência, que contempla a região sul do estado, foi realizada no Centro de Referência Jorge Amado, no município de Estância, reunindo a população local, além de representantes de instituições e de diversos segmentos.

“É um momento de escuta, de participação popular e de ouvir as necessidades da nossa população por regiões. O governador Fábio Mitidieri não quer apenas ouvir tecnicamente os secretários, a equipe do Estado, mas quer ouvir também o que a população das cidades está sentindo, o que o povo sergipano tem a dizer e entender quais são as demandas”, destacou o secretário Julio Filgueira.

Na audiência, a equipe da Seplan apresentou informações sobre o Orçamento do Estado e como é feita a construção do Projeto de Lei para o ano de 2025, passadas pelo subsecretário de Programação Econômica e Orçamento, Marcos Felipe Almeida, que apresentou também as metas e projetos estratégicos do Governo.

O encontro em Estância contou, ainda, com a apresentação do subsecretário de Tesouro da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Carlos Eduardo Siqueira, sobre a construção do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2025 pela pasta.

Importância

A população presente no debate ressaltou a importância das informações levadas ao município pelo Governo do Estado. “Acho de grande relevância e importância essas audiências públicas, até mesmo para a população que está participando, porque nós viemos aqui hoje trazendo nossas demandas para somar”, destacou a estanciana Angélica Sedano.

“Estou aqui representando o comércio de Estância e quero ressaltar a importância das audiências públicas para desenvolver melhor a sociedade, para que a gente possa participar e, assim, ser ouvido. Isso é muito importante. Eu louvo a iniciativa do Governo em fazer e em ouvir a sociedade”, afirmou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Estância, José Adelvan da Fonseca.

Para Derivaldo Almeida, diretor-superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a audiência do sul sergipano foi fundamental para que a comunidade da região pudesse compartilhar suas necessidades em diversos aspectos.

“Muito importante a participação na audiência pública para esse fim, que é a elaboração do Plano Orçamentário Anual, tendo em vista as necessidades que são apresentadas nos municípios e no estado, no tocante ao abastecimento de água, que é uma questão importante de se tratar. Na questão do meio ambiente, segurança pública, são vários aspectos que têm que ser relatados e discutidos”, complementou.

Orçamento de 2025


A LOA é uma das três peças normativas que compõem o ciclo orçamentário, formado também pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e sua construção é feita a partir das receitas e despesas, tendo como referência o exercício subsequente.

É possível determinar, a partir dela, quais serão os gastos do governo em cada área, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outras, estabelecendo metas fiscais e limites de gastos e contribuindo para o controle e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

A integração do Orçamento ao Planejamento, as audiências públicas e a construção da LOA passam a ser conduzidas pela Seplan, por meio da Subsecretaria de Programação Econômica e Orçamento (SPEO).

Também faz parte do processo de construção do PLOA 2025 a realização das Conferências Livres Temáticas Virtuais, que serão realizadas no formato on-line, no dia 13 de agosto, sobre os temas: primeira infância, mulheres, direitos humanos (idosos, PcD, igualdade racial, quilombolas, LGBTQIAPN+), juventude, meio ambiente e sustentabilidade e proteção animal.

Calendário

As audiências públicas continuam nesta quarta-feira, 17, no Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória; e na quinta-feira, 18, no Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, em Capela.

Já na próxima semana, o município de Itabaiana receberá a edição da audiência pública do PLOA 2025 no dia 23 de julho, no Centro de Excelência Murilo Braga; no dia 24 em Tobias Barreto, no Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira; e no dia 25 em Aracaju, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense.


Fonte: Agência Sergipe

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem