Curso capacita assistentes terapêuticos para crianças com autismo em Neópolis

Curso capacita assistentes terapêuticos para crianças com autismo em Neópolis

Uma iniciativa voltada para a inclusão, o acolhimento e a melhoria da educação para pessoas com deficiência está sendo realizada em Neópolis, no interior de Sergipe. Trata-se de um curso de formação de assistentes terapêuticos (AT) para crianças com autismo, promovido por Rosa Pereira, uma moradora da cidade que tem um filho diagnosticado com com o transtorno do espectro autista.

Divulgação

O curso tem como objetivo desenvolver profissionais que auxiliem no tratamento de crianças com autismo em seu ambiente natural, como escolas ou em sua própria residência. Segundo Rosa, a ideia surgiu da necessidade de oferecer um atendimento especializado e humanizado para as famílias que convivem com o autismo na região.

“Eu sei como é difícil encontrar profissionais qualificados e acessíveis para cuidar dos nossos filhos. Muitas vezes, temos que nos deslocar para outras cidades ou até mesmo estados para conseguir uma consulta ou uma terapia. Por isso, eu quis criar essa oportunidade para capacitar pais, professores, cuidadores e pessoas que queiram impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas com autismo”, explica Rosa.

O curso é ministrado e supervisionado pela psicóloga Juliana Macedo, que tem experiência na área de terapia comportamental aplicada ao autismo. Ela afirma que o papel do assistente terapêutico é fundamental para complementar o trabalho dos terapeutas e dos médicos, pois ele acompanha a criança em seu cotidiano, estimulando o seu desenvolvimento e a sua autonomia.

“O assistente terapêutico é um facilitador da aprendizagem e da socialização da criança com autismo. Ele ajuda a criança a se adaptar ao ambiente escolar, a interagir com os colegas, a realizar as atividades propostas, a lidar com as emoções e a resolver problemas. Ele também orienta os pais e os professores sobre como lidar com as dificuldades e os comportamentos típicos do autismo”, explica Juliana.

O curso tem duração de oito horas e custa R$ 250,00, podendo ser pago por pix ou em até três vezes no cartão. O próximo curso será realizado no dia 02 de março de 2024, no Colégio Estadual Agonalto Pacheco. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 79 99692-7701, com Rosa Pereira.

Neópolis FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem