Aumento dos casos de dengue em Neópolis. Previna-se!

Aumento dos casos de dengue em Neópolis. Previna-se!

 A dengue é uma doença grave transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode causar febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas na pele e, em alguns casos, sangramento e choque. A dengue pode levar à morte se não for tratada adequadamente.

Neópolis está registrando alguns casos de dengue, com casos confirmados e outros suspeitos. 

Para evitar que a situação se agrave, é preciso que toda a população se mobilize para prevenir e combater o mosquito da dengue. Veja algumas dicas:


- Elimine os possíveis criadouros do mosquito, como pneus, garrafas, latas, vasos e pratos de plantas, caixas d'água, calhas e ralos, que podem acumular água parada.

- Tampe bem os recipientes que armazenam água, como baldes, tonéis e cisternas, e troque a água dos bebedouros de animais pelo menos uma vez por semana.

- Use telas, mosquiteiros e repelentes para proteger o corpo, especialmente se você dorme durante o dia, pois o mosquito da dengue é mais ativo nesse período.

- Use roupas claras, compridas e que cubram a maior parte do corpo, pois o mosquito da dengue é atraído por cores escuras e pode picar por cima de tecidos finos.

- Fique atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Se você apresentar esses sinais, procure imediatamente um serviço de saúde e faça o teste para confirmar o diagnóstico.

- Não tome medicamentos por conta própria, pois alguns podem aumentar o risco de sangramento e complicar o quadro da dengue. Siga as orientações médicas e mantenha-se hidratado, bebendo bastante água, sucos e chás.

- Participe das ações de combate ao mosquito da dengue promovidas pela prefeitura, pela secretaria de saúde e pelos agentes de endemias. Eles podem visitar sua casa, orientar sobre as medidas preventivas e aplicar inseticidas nos locais onde há maior infestação do mosquito.

- Divulgue essas informações para seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Quanto mais pessoas estiverem conscientes e engajadas na luta contra a dengue, menor será o risco de contaminação e de mortes pela doença.


A dengue é um problema de todos nós e depende da nossa colaboração para ser controlada. Vamos juntos fazer a nossa parte e proteger a nossa saúde e a de quem amamos. Diga não à dengue!

Redação Neópolis FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem