Afro Neopolitano: o bloco que resgata a cultura do carnaval em Neópolis

Afro Neopolitano: o bloco que resgata a cultura do carnaval em Neópolis

O Carnaval de Neópolis tem um bloco que se destaca pela sua história, sua música e sua energia: o Afro Neopolitano. Criado em 1992, inspirado no famoso Olodum da Bahia, o bloco Afro Neopolitano tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e animar os foliões com o ritmo contagiante do axé e do afromusic.

Foto: Divulgação

Segundo um de seus diretores, Lailton Lima, também conhecido como Loló, o bloco nasceu da iniciativa de um grupo de amigos, liderados pelo maestro e presidente Luciano Marinho, que trouxe um vinil do Olodum para Neópolis e propôs a ideia de fazer um bloco parecido. Com o apoio de outros músicos e admiradores da cultura afro, o bloco começou a desfilar pelas ruas da cidade, atraindo cada vez mais público e simpatizantes.

O Afro Neopolitano desfilou durante 10 anos seguidos, até 2002, quando paralisou suas atividades por falta de recursos e apoio. Mas em 2017, o bloco voltou com força total, com uma bateria marcante composta por mais de 50 componentes, todos filhos de Neópolis, e uma banda formada por talentosos cantores e instrumentistas, sob o comando do maestro Leko Lima.

O bloco afro neopolitano busca resgatar os antigos carnavais inspirados no axé e no afromusic e além disso fortalecer o movimento cultural neopolitano e resgatar os antigos blocos que agitavam o carnaval da cidade. Em 2020, o bloco realizou uma live solidária para arrecadar doações para um dos seus integrantes que foi acometido pela covid-19. Em 2021 e 2022, devido à pandemia, o bloco não pôde desfilar, mas manteve a esperança de voltar em breve.

Em 2023, o bloco voltou com tudo, vendendo mais de 1200 abadás e arrastando quase 3 mil pessoas pelas ruas da cidade. O bloco finalizou ontem seu carnaval arrastando uma multidão até a avenida Augusto Antunes, onde fez um show emocionante, com muita música, dança e alegria.

A expectativa dos integrantes do bloco é que haja mais reconhecimento e incentivo dos órgãos públicos e que possam levar sua música e alegria contagiante para outros municípios e estados. A Neópolis FM deseja ao Afro Neopolitano muito sucesso, que sua luta seja reconhecida e que Neópolis possa desfrutar do ressurgimento de mais blocos tradicionais.

Os componentes do bloco são:

Bateria:
João Paulo Rocha, Fábio Neves, Chicão, Remerson, Gena , Pedro, Lucia, Alex Pan, Diego Teles, Maurício, Robson Prejuízo, Charles Brawn, Victor Emanuel, Emanuel, Allan Gonçalo, Jomar, Will, Anilton, Daniel Souza, Danilo Souza , Deyvid Cavera, Xavier, Digenal, Burinho, Freitas, Ninho, Juliano, Alessandro Vieira, Wellington, Thallys, Diego Rumel, Cledson, Allan Miranda e Paulinho Passos.

Banda: Léo Markes, Lourdinha, Ton Santana, Dodô, Jacó, Bruno Diniz, Loló Lima, Jonas, Luciano Marinho e Leko Lima.

Diretores: Luciano Marinho, Leko Lima, Loló Lima, Chicão, Maurício, Wendel Mota, Robson Prejuízo, Sérgio Monteiro, Jonas e Charles Miranda.



Neópolis FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem