Projeto de Lei cria polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil no estado de Sergipe

Projeto de Lei cria polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil no estado de Sergipe

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), enviou o Projeto de Lei que cria os polos presenciais do programa Universidade Aberta do Brasil nas cidades de São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, e Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano. Nesta terça-feira, 12, o PL foi aprovado em sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) por unanimidade, e deverá ser sancionado pelo governador Fábio Mitidieri nos próximos dias.

Divulgação/ Seduc

Os polos presenciais de apoio ao ensino à distância são unidades operacionais criadas para o desenvolvimento e descentralização de atividades pedagógicas e administrativas contidas nas diretrizes da modalidade a distância, contribuindo para a ampliação e interiorização do acesso ao ensino superior.

Segundo a diretora de Educação à Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) da Seduc, a professora Clotildes Farias de Souza, a aprovação fortalece o pacto estabelecido entre União e Governo de Sergipe, representados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Seduc.

“Recebemos com entusiasmo a aprovação dos Polos de Apoio Presencial da UAB, Sergipe, por se tratar de mais uma demonstração de interesse e investimentos públicos em formação inicial e continuada de professores para educação básica”, destacou Clotildes Farias.

A UAB/SE visa fomentar a oferta de cursos superiores (graduação e pós-graduação), na modalidade à distância, com significativo alcance nas diferentes regiões do estado. Desde 2007, o programa UAB tem contribuído para a expansão da formação superior de professores. Atualmente, dez cursos de licenciatura e um bacharelado são ofertadas pela UAB/SE: Biblioteconomia (Bacharelado), Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Português, Letras Inglês, Matemática e Química.

Recentemente, a UFS obteve aprovação da Capes para abertura de novo vestibular via UAB para ofertar vagas/cursos/polos do Edital n. 25/2023. Essa adesão possibilitará a implementação de turmas nos Polos UAB da Seduc, no período de julho de 2024 a dezembro de 2026, com 50% do total das vagas destinadas a cursos de licenciatura. Além dos cursos de graduação já ofertados pela UAB/SE, o novo edital de seleção contempla cursos de especialização com projetos pedagógicos centrados em diferentes temáticas.

Por Seduc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem