Coluna Neópolis em foco
O dia 3 de outubro de 2023 marca um momento simbólico na história de Neópolis, em Sergipe, e Penedo, em Alagoas. Não apenas por ser véspera do aniversário da chegada dos europeus às águas do rio São Francisco, (deixar esse lançamento para o dia 4 de outubro seria uma bela homenagem) mas também por ser a data de lançamento do edital para a construção da ponte que unirá as duas cidades e, consequentemente, os dois estados.
![]() |
Professor Wendel Mota dos Reis | É professor efetivo da Rede Estadual, Graduado em História, pós-graduado em Gestão escolar e Mestre em Ensino de História |
Este projeto é um sonho antigo da população local, visto como fundamental para o escoamento da produção e para o aumento do fluxo turístico na região, fortalecendo assim a economia local.
Curiosamente, essa ponte parece ser mais um sonho alagoano do que sergipano, já que em várias ocasiões, o movimento pela construção da ponte ressoou mais fortemente no lado alagoano. Em 2020, por exemplo, o Governo de Alagoas chegou a sinalizar a possibilidade de construir a ponte por iniciativa própria, utilizando apenas recursos do tesouro alagoano.
Curiosamente, essa ponte parece ser mais um sonho alagoano do que sergipano, já que em várias ocasiões, o movimento pela construção da ponte ressoou mais fortemente no lado alagoano. Em 2020, por exemplo, o Governo de Alagoas chegou a sinalizar a possibilidade de construir a ponte por iniciativa própria, utilizando apenas recursos do tesouro alagoano.
Vale lembrar que o governador de Alagoas na época era José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, conhecido popularmente como Renanzinho ou Renan Filho. Coincidência ou não, ele é o atual Ministro dos Transportes do Brasil e será o responsável pelo lançamento do citado edital, que desta vez será custeado com recursos federais. Isso demonstra o empenho de Renan em atender a esse pleito tão desejado pelos alagoanos e também pelos sergipanos (ou não).
Na verdade Renan Filho tem se esforçado pela construção dessa ponte desde 2015, ano em que estava encerrando o seu mandato como Deputado Federal. Já naquela época, ele destinou emendas parlamentares à CODEVASF para a elaboração do projeto executivo da ponte. Este projeto foi realizado em 2016 e constituiu um passo importante para o avanço do projeto de construção dessa obra de infraestrutura viária.
Do lado sergipano, parece que o entusiasmo com essa construção não é o mesmo. Ao longo do tempo poucos parlamentares se empenharam nessa causa e nesse momento poucos veículos de comunicação deram destaque ao lançamento desse edital e poucos políticos através das suas redes sociais deram ênfase a esse importante evento que ocorrerá amanhã.
O projeto da ponte estima que ela terá uma extensão aproximada de 1.072 metros e 21,10 metros de largura, com um investimento estimado em mais de R$300 milhões de reais. Os acessos que interligarão as rodovias estaduais AL-225 e SE-335 à ponte também farão parte do projeto. Além disso, o projeto inclui passagem para pedestres e ciclovia e as respectivas adequações ambientais.
Destacamos que o prefeito da cidade de Neópolis, Célio Lemos Bezerra, popularmente conhecido como Célio de Zequinha, já está em Brasília para participar dessa solenidade de lançamento do edital da licitação dessa obra. Esta obra carrega consigo uma mistura de esperanças e incertezas. Por um lado, ela tem o potencial de ser um grande motor de desenvolvimento para a nossa cidade. Por outro lado, há preocupações de que possa levar a desafios indesejados, como o aumento da taxa de criminalidade e a possível evasão de empresas.
Apenas o tempo e as ações dos atuais e futuros administradores do nosso estado e município poderão determinar se esta obra será benéfica. No entanto, uma coisa é certa: será necessário um grande empenho da parte deles para maximizar as oportunidades e minimizar os problemas que essa nova estrutura de interligação entre os estados poderá gerar.
Por Professor Wendel Mota