Funcap apoia reforma da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Neópolis

Funcap apoia reforma da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Neópolis

Projeto de reforma visa preservar o patrimônio cultural e religioso da comunidade

(CRÉDITOS: Reprodução)

Na manhã da última quarta-feira, 13, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) formalizou um termo de fomento proveniente de emenda parlamentar destinado à Ação Social da Diocese de Propriá, representada pelo Dom Vitor Agnaldo. O recurso será utilizado para apoiar as despesas de custeio e a compra de materiais de construção para a reforma da capela do Povoado Ilha do Ouro.

Na ocasião, com a presença da equipe técnica da Coordenadoria de Formação e Patrimônio Cultural da Funcap, foram discutidos caminhos para captação de recursos visando o desenvolvimento do projeto de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Neópolis.

O templo, com mais de 300 anos de história, é considerado importante patrimônio histórico e religioso do estado. A partir do diálogo, ficou acertado que a equipe técnica da Funcap fará uma visita ao local para elaborar relatório detalhando todas as intervenções necessárias.

Dom Vitor Agnaldo comemorou os avanços: “Essa demanda já existe há alguns anos. Agora estamos caminhando bem com algumas ideias e, sem dúvida, essa reunião foi bastante proveitosa e abrirá muitas portas”.

A Funcap tem atuado ativamente na revitalização de espaços históricos de Sergipe. Também está em andamento o processo de restauro da Capela do Engenho Nossa Senhora da Penha, em Riachuelo, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Conforme a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, a Fundação reconhece a importância da conservação da igreja e está empenhada em apoiar o projeto. “O Governo do Estado, por meio da Funcap, reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio e da memória do povo sergipano”, declarou.



CRÉDITOS: FAXAJU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem